Linux 5.0

Nome e descrição de alguns dos Jogos disponível no Linux Educacional 5.0 

Kalzium: Esse programa não chega a ser caracterizado como um jogo, porém possui informações interessantes sobre a tabela periódica. O usuário pode clicar em algum elemento e ver fotos do modelo atômico e informações mais precisas. 

Kstars: Planetário virtual que permite visualizar galáxias, cometas, constelações e o céu noturno de qualquer local do planeta. 

Kgeography: Trabalha a representação cartográfica por meio de mapas e diferentes desafios. 

Klettres: Para usar esse jogo o computador precisa ter som. O Klettres é um programa para trabalhar com sons de letras, sílabas e palavras em diferentes idiomas, como o inglês, francês, italiano etc. Possui diferentes níveis de dificuldade. 

KhangMan: É um jogo eletrônico de forca, com 3 níveis de dificuldade e em diferentes línguas. 

KGold Runner: Jogo de ação e quebra-cabeça, jogo de estratégia, com um personagem que precisa derrotar seus inimigos e, ao mesmo tempo, colecionar pepitas de ouro para que possa passar para o próximo nível. 

KspaceDuel: jogo com naves no espaço sideral, no qual é preciso derrotar a nave adversária. 

Kbounce: o jogador precisa controlar duas bolas que não podem se chocar. 

Ksnake: o jogador precisa controlar a cobra por um labirinto e pegar pequenas maçãs. 

Ktron: nesse jogo de estratégia, o jogador precisa prender o adversário no espaço da tela, de forma que ele se choque em algum obstáculo. 

Kolf: jogo de golfe em duas dimensões para até 10 jogadores.

Paciência: as cartas precisam ser ordenadas por cor e na sequência de 1 a 13, exigindo a necessidade de virar, mover e reordenar as cartas enquanto joga. Essas ações auxiliam a criança a construir a reversibilidade de seu pensamento e operar com diferentes possibilidades de ordenamento.

FreeCell: é um jogo de estratégia que depende de raciocínio e planejamento por parte do jogador,o objetivo é mover todas as cartas para as fundações em ordem crescente no naipe usando o menor número possível de movimentos.

KMahjongg: Similar a um jogo de memória, é preciso encontrar os pares para eliminar as peças do tabuleiro. As peças estão organizadas em formato de pirâmide e, para que possam ser retiradas, devem estar nas extremidades do tabuleiro. 

KShisen: Como o KMahjongg, o objetivo do KShisen também é eliminar todas as peças do tabuleiro. Entretanto, só é possível eliminá-las se forem formados pares. Esses pares podem ser unidos por, no máximo, 3 linhas retas. Ao clicar nos pares, o próprio computador desenha as linhas e elimina as peças. O jogo possibilita trabalhar pontos geográficos ou geometria a partir das retas formadas. 

Kreversi: neste jogo, o adversário é o computador. O objetivo é controlar o maior espaço possível do tabuleiro, ou seja, capturar o maior número possível de peças. Com esse jogo, é possível trabalhar estratégias de agrupamento e classificação, além de probabilidades matemáticas. 

Homem-batata: consiste em montar uma batata humanóide, a partir de uma galeria de imagens com diversas opções e vários cenários. 

KbattleShip: pode ser jogado em rede ou individualmente, basta clicar nos alvos. Apesar de não possuir coordenadas, o usuário precisa calcular suas linhas de tiros, para que acerte o adversário em menos tempo. 

Klickety: o objetivo aqui é eliminar o máximo de quadrados coloridos do tabuleiro, porém eles só podem ser eliminados se estiverem próximos a, pelo menos,o um quadrado da mesma cor. Assim, é preciso formular estratégias e antecipar ações para calcular os melhores movimentos que eliminarão o maior número de quadrados. 

Kolor Lines: nesse jogo, é preciso formar linhas de cores com pelo menos 5 esferas coloridas. A cada jogada, surgem aleatoriamente, no cenário, novas esferas de cores diferentes para que sejam organizadas em linhas. 

Knetwalk: este jogo consiste na montagem de uma rede de computadores, unindo cabos, monitores e CPUs. Conforme o usuário encaixa as peças, os computadores ligam ou desligam, até que a rede funcione. Sua lógica é como a de um quebra-cabeças.
KmPlot: com esse jogo, é possível trabalhar funções cartesianas, paramétricas e funções nas coordenadas polares. Os desenhos podem ser impressos com alta precisão na escala perfeita. Além disso, o programa aceita desenhar várias funções ao mesmo tempo e ainda é possível combiná-las e criar novas funções. 

Kbruch: esse jogo oferece diferentes tipos de exercícios para auxiliar na compreensão do cálculo de frações. Entre eles, estão a indicação de numerador e denominador, a comparação dos valores entre duas frações indicadas pelo programa, a conversão de números em frações e a fatoração de números em seus fatores primos. As estatísticas de acertos podem ser consultadas pelo jogador ou ocultadas. A partir dessas estatísticas, o professor pode trabalhar individualmente, com cada aluno, problematizando e auxiliando-o nas atividades em que ele apresenta maior dificuldade. 

GeoGebra: esse jogo tem como objetivo auxiliar o usuário a estabelecer relações entre geometria, cálculo e álgebra. A partir de construções geométricas, o aluno pode visualizar as relações e equações algébricas resultantes ou vice-versa. 

Kig: A partir da exploração de figuras, esse jogo pretende demonstrar conceitos de geometria. Também possibilita a criação de figuras matemáticas para serem inseridas em outros documentos, como textos do BrOffice Writer. 

Gcompris: jogo com diversos jogos (de tabuleiro, matemáticos, de memória, quebra-cabeças e outros), com diferentes níveis. Voltada para o Ensino Fundamental, sua diversidade de jogos permite ao professor trabalhar, de forma lúdica, diferentes conteúdos e simular experimentos. A possui mais de 100 jogos, entre as disciplinas de matemática, português, uso do computador, artes, física, ciências e outros conteúdos. 

TuxPaint: ferramenta para desenhos, pode ser utilizado desde a educação infantil até as séries finais, para produzir desenhos, painéis, cartazes, etc. Sua interface é simples e muito intuitiva, com ícones que remetem às suas funções e funcionalidades como carimbo e efeitos especiais. 

BlinKen: é um jogo de memória visual, em que é preciso memorizar sons e cores em uma determinada sequência. O jogo é indicado para crianças que ainda estão aprendendo a ler e escrever, pois auxilia na compreensão sequencial. 

KwordQuiz: programa é um um jogo que trabalha com palavras correspondentes e sinônimas. Pode ser usado em qualquer disciplina, por exemplo, em português, para trabalhar com sinônimos ou antônimos; em geografia, para explorar os países, seus continentes e capitais; em história, para relacionar diferentes fatos. Podem ser elaborarados dois tipos de questões: múltipla escolha ou resposta do aluno. 

TuxMath: um jeito divertido de fazer cálculos, o TuxMath é um jogo de ação que envolve cálculos matemáticos em diferentes níveis, os quais podem ser configurados ao iniciar o jogo. Com problemas envolvendo as quatro operações, multiplicação, divisão, subtração e adição, oferece a possibilidade de efetuar cálculos mentais de forma rápida.
A proposta é levar os alunos para o laboratório de informática e solicitar que formem duplas, para que possam trabalhar de forma cooperativa, obtendo maior sucesso e trocando saberes. No jogo, o personagem Tux precisa atingir meteoritos e destruí-los para salvar os seus amigos que estão aprisionados em iglus. 

KhangMan: Trabalhar a consciência fonológica e a escrita ortográfica, o jogo de forca KhangMan possibilita que o professor trabalhe questões de leitura e escrita de palavras a partir da compreensão do conjunto de letras como um todo.
Para isso, as crianças podem, em duplas, usar os computadores do laboratório para jogar, buscando descobrir como são escritas as palavras escondidas.
Procure auxiliar as duplas, fazendo questionamentos quanto às letras que estão faltando, que sons diferentes uma determinada letra pode ter etc., evitando sempre dar respostas prontas.