Nome e
descrição de alguns dos Jogos disponível no Linux Educacional 5.0
Kalzium:
Esse programa não chega a ser caracterizado como um jogo, porém
possui informações interessantes sobre a tabela periódica. O
usuário pode clicar em algum elemento e ver fotos do modelo atômico
e informações mais precisas.
Kstars:
Planetário virtual que permite visualizar galáxias, cometas,
constelações e o céu noturno de qualquer local do planeta.
Kgeography:
Trabalha a representação cartográfica por meio de mapas e
diferentes desafios.
Klettres:
Para usar esse jogo o computador precisa ter som. O Klettres é um
programa para trabalhar com sons de letras, sílabas e palavras em
diferentes idiomas, como o inglês, francês, italiano etc. Possui
diferentes níveis de dificuldade.
KhangMan:
É um jogo eletrônico de forca, com 3 níveis de dificuldade e em
diferentes línguas.
KGold
Runner: Jogo de ação e quebra-cabeça, jogo de estratégia, com
um personagem que precisa derrotar seus inimigos e, ao mesmo tempo,
colecionar pepitas de ouro para que possa passar para o próximo
nível.
KspaceDuel:
jogo com naves no espaço sideral, no qual é preciso derrotar a
nave adversária.
Kbounce:
o jogador precisa controlar duas bolas que não podem se chocar.
Ksnake:
o jogador precisa controlar a cobra por um labirinto e pegar pequenas
maçãs.
Ktron:
nesse jogo de estratégia, o jogador precisa prender o adversário no
espaço da tela, de forma que ele se choque em algum obstáculo.
Kolf:
jogo de golfe em duas dimensões para até 10 jogadores.
Paciência:
as cartas precisam ser ordenadas por cor e na sequência de 1 a 13,
exigindo a necessidade de virar, mover e reordenar as cartas enquanto
joga. Essas ações auxiliam a criança a construir a reversibilidade
de seu pensamento e operar com diferentes possibilidades de
ordenamento.
FreeCell:
é um jogo de estratégia que depende de raciocínio e planejamento
por parte do jogador,o objetivo é mover todas as cartas para as
fundações em ordem crescente no naipe usando o menor número
possível de movimentos.
KMahjongg:
Similar a um jogo de memória, é preciso encontrar os pares para
eliminar as peças do tabuleiro. As peças estão organizadas em
formato de pirâmide e, para que possam ser retiradas, devem estar
nas extremidades do tabuleiro.
KShisen:
Como o KMahjongg, o objetivo do KShisen também é eliminar todas as
peças do tabuleiro. Entretanto, só é possível eliminá-las se
forem formados pares. Esses pares podem ser unidos por, no máximo, 3
linhas retas. Ao clicar nos pares, o próprio computador desenha as
linhas e elimina as peças. O jogo possibilita trabalhar pontos
geográficos ou geometria a partir das retas formadas.
Kreversi:
neste jogo, o adversário é o computador. O objetivo é
controlar o maior espaço possível do tabuleiro, ou seja, capturar o
maior número possível de peças. Com esse jogo, é possível
trabalhar estratégias de agrupamento e classificação, além de
probabilidades matemáticas.
Homem-batata:
consiste em montar uma batata humanóide, a partir de uma galeria de
imagens com diversas opções e vários cenários.
KbattleShip:
pode ser jogado em rede ou individualmente, basta clicar nos
alvos. Apesar de não possuir coordenadas, o usuário precisa
calcular suas linhas de tiros, para que acerte o adversário em menos
tempo.
Klickety:
o objetivo aqui é eliminar o máximo de quadrados coloridos do
tabuleiro, porém eles só podem ser eliminados se estiverem próximos
a, pelo menos,o um quadrado da mesma cor. Assim, é preciso formular
estratégias e antecipar ações para calcular os melhores movimentos
que eliminarão o maior número de quadrados.
Kolor
Lines: nesse jogo, é preciso formar linhas de cores com pelo
menos 5 esferas coloridas. A cada jogada, surgem aleatoriamente, no
cenário, novas esferas de cores diferentes para que sejam
organizadas em linhas.
Knetwalk:
este jogo consiste na montagem de uma rede de computadores,
unindo cabos, monitores e CPUs. Conforme o usuário encaixa as peças,
os computadores ligam ou desligam, até que a rede funcione. Sua
lógica é como a de um quebra-cabeças.
KmPlot:
com esse jogo, é possível trabalhar funções cartesianas,
paramétricas e funções nas coordenadas polares. Os desenhos podem
ser impressos com alta precisão na escala perfeita. Além disso, o
programa aceita desenhar várias funções ao mesmo tempo e ainda é
possível combiná-las e criar novas funções.
Kbruch:
esse jogo oferece diferentes tipos de exercícios para auxiliar
na compreensão do cálculo de frações. Entre eles, estão a
indicação de numerador e denominador, a comparação dos valores
entre duas frações indicadas pelo programa, a conversão de números
em frações e a fatoração de números em seus fatores primos. As
estatísticas de acertos podem ser consultadas pelo jogador ou
ocultadas. A partir dessas estatísticas, o professor pode trabalhar
individualmente, com cada aluno, problematizando e auxiliando-o nas
atividades em que ele apresenta maior dificuldade.
GeoGebra:
esse jogo tem como objetivo auxiliar o usuário a estabelecer
relações entre geometria, cálculo e álgebra. A partir de
construções geométricas, o aluno pode visualizar as relações e
equações algébricas resultantes ou vice-versa.
Kig:
A partir da exploração de figuras, esse jogo pretende demonstrar
conceitos de geometria. Também possibilita a criação de figuras
matemáticas para serem inseridas em outros documentos, como textos
do BrOffice Writer.
Gcompris:
jogo com diversos jogos (de tabuleiro, matemáticos, de memória,
quebra-cabeças e outros), com diferentes níveis. Voltada para o
Ensino Fundamental, sua diversidade de jogos permite ao professor
trabalhar, de forma lúdica, diferentes conteúdos e simular
experimentos. A possui mais de 100 jogos, entre as disciplinas de
matemática, português, uso do computador, artes, física, ciências
e outros conteúdos.
TuxPaint:
ferramenta para desenhos, pode ser utilizado desde a educação
infantil até as séries finais, para produzir desenhos, painéis,
cartazes, etc. Sua interface é simples e muito intuitiva, com ícones
que remetem às suas funções e funcionalidades como carimbo e
efeitos especiais.
BlinKen:
é um jogo de memória visual, em que é preciso memorizar sons e
cores em uma determinada sequência. O jogo é indicado para crianças
que ainda estão aprendendo a ler e escrever, pois auxilia na
compreensão sequencial.
KwordQuiz:
programa é um um jogo que trabalha com palavras correspondentes
e sinônimas. Pode ser usado em qualquer disciplina, por exemplo, em
português, para trabalhar com sinônimos ou antônimos; em
geografia, para explorar os países, seus continentes e capitais; em
história, para relacionar diferentes fatos. Podem ser elaborarados
dois tipos de questões: múltipla escolha ou resposta do aluno.
TuxMath:
um jeito divertido de fazer cálculos, o TuxMath é um jogo de ação
que envolve cálculos matemáticos em diferentes níveis, os quais
podem ser configurados ao iniciar o jogo. Com problemas envolvendo as
quatro operações, multiplicação, divisão, subtração e adição,
oferece a possibilidade de efetuar cálculos mentais de forma
rápida.
A
proposta é levar os alunos para o laboratório de informática e
solicitar que formem duplas, para que possam trabalhar de forma
cooperativa, obtendo maior sucesso e trocando saberes. No jogo, o
personagem Tux precisa atingir meteoritos e destruí-los para salvar
os seus amigos que estão aprisionados em iglus.
KhangMan:
Trabalhar a consciência fonológica e a escrita ortográfica, o jogo
de forca KhangMan possibilita que o professor trabalhe questões de
leitura e escrita de palavras a partir da compreensão do conjunto de
letras como um todo.
Para
isso, as crianças podem, em duplas, usar os computadores do
laboratório para jogar, buscando descobrir como são escritas as
palavras escondidas.
Procure
auxiliar as duplas, fazendo questionamentos quanto às letras que
estão faltando, que sons diferentes uma determinada letra pode ter
etc., evitando sempre dar respostas prontas.